loading

GARANTIA DO VEÍCULO NOVO.


A Opel reforça a confiança na alta qualidade dos seus produtos com uma garantia de dois anos que oferece uma cobertura abrangente e inclui a “Assistência em Viagem Opel”.

 
Termos de Garantia Opel EU

 

A garantia Opel é válida em todos os países da EU e ainda nos países referidos no ponto 5 da presente Garantia, sempre que exercida junto de um Reparador Autorizado Opel.
 

A garantia está associada ao veículo e, no decurso do respetivo prazo de vigência, transmite-se juntamente com a propriedade do veículo, sem necessidade de informar a Opel ou a GENERAL MOTORS PORTUGAL.
 

O direito de apresentar reclamações em garantia poderá ser exercido até dois meses contados da data do conhecimento da anomalia e no decurso do prazo de garantia.
 

No caso de a denúncia ter sido efetuada no decurso dos prazos referidos no número anterior mas, por qualquer razão alheia ao cliente, a respetiva reparação não tiver ficado concluída no prazo de garantia, esta será prorrogada até à efetiva reparação do problema denunciado em garantia.


O prazo de garantia suspende-se durante o período em que o veículo estiver imobilizado para reparação de um problema em garantia.

 

Âmbito da Garantia


A garantia visa a reposição sem custos para o cliente de todas as caraterísticas e funcionalidades do veículo, tais como anunciadas e esperadas pelo fabricante, abrangendo por isso o direito à reparação gratuita da anomalia verificada ou, na impossibilidade da reparação, o direito à substituição do(s) componente(s) afetado(s).
 

Apenas na impossibilidade de ser assegurado o fim visado pela garantia por meio de uma reparação, poderá haver lugar à substituição gratuita do componente afetado/do veículo por outro idêntico novo. Os componentes / veículos substituídos passam a ser propriedade da GENERAL MOTORS PORTUGAL.
 

O juízo técnico de impossibilidade de reparação caberá, exclusivamente, à GENERAL MOTORS PORTUGAL, LDA, segundo as caraterísticas de cada produto e as circunstâncias de cada caso concreto, de acordo com os parâmetros técnicos do fabricante e depois de ouvido o Reparador Autorizado Opel.
 

As reclamações em garantia só podem ser efetuadas mediante apresentação do Manual de Assistência e Garantia como certificado de garantia internacional devidamente preenchido e assinado pelo Reparador Autorizado Opel que presta o serviço.
 

A Opel reserva-se o direito de indicar o seu técnico para inspecionar o veículo antes da reparação ou substituição de peça(s) abrangidas.

 

Exclusões da Garantia


Manutenção Prevista / Não Prevista, itens consumíveis


A assistência de rotina e o programa de manutenção não estão cobertos pela garantia.
 

A Garantia não inclui componentes consumíveis, como sejam, por exemplo: filtros, juntas, líquidos consumíveis para atestar (incluindo óleos, gases, líquido de arrefecimento, líquido dos travões, solução lava para-brisas e refrigerante), etc.
 

Os itens que se seguem são considerados como estando integrados na manutenção geral do veículo, só não constando da secção de Calendarizações de Assistência porque a sua frequência varia de acordo com as condições de funcionamento particulares de cada veículo: 
 

  • Equilíbrio e alinhamento das rodas
  • Regeneração do Filtro de Partículas Diesel
  • Componentes de Alinhamento da Carroçaria tal como batentes e dobradiças
  • Eliminação de ruídos de vibração provocados por ajustes da carroçaria ou desalinhamento da carroçaria, rodas ou suspensão
  • Ajuste de Travões
  • Ajuste de Travão-de-mão
  • Ajuste de Embraiagem
  • Ajuste de Mudança de engrenagem
  • Ajuste de Correias trapezoidais
  • Ajuste de Ignição e distribuição
  • Ajuste de Faróis
  • Ajuste de Geometria da direção
  • Ajuste de Portas, Capô, Porta traseira, Abas e Teto de abrir
  • Ajuste de Vidros



Componentes de desgaste


O desgaste natural de qualquer componente do veículo está excluído da garantia.
 

Determinados componentes estão sujeitos a um desgaste mais rápido ou acentuado do que os outros, em função da sua própria natureza de fabrico e da utilização particular que lhes é dada. De ora em diante designados por “Componentes de Desgaste”.
 

O tempo médio de duração dos Componentes de Desgaste varia em função das condições particulares de utilização de cada veículo e dos hábitos de condução do utilizador do veículo. Assim, esta garantia não inclui prazos de longevidade de Componentes de Desgaste, nem reclamações em garantia por desgaste de Componentes de Desgaste, cujas retificações, afinações e substituições oportunas são da responsabilidade do proprietário do veículo.

Os componentes que se seguem são geralmente considerados Componentes de Desgaste e por isso estão excluídos da garantia:
 
 

  • Calços dos travões, tambores, discos e pastilhas dos discos
  • Rolamento da embraiagem
  • Prato de pressão da embraiagem e disco da embraiagem
  • Pneus
  • Escovas e borrachas limpa-vidros
  • Correias de acionamento secundárias
  • Correias de distribuição e Correias trapezoidais
  • Frisos interiores/exteriores, guarnições, borrachas
  • Capas dos encostos e assentos
  • Coberturas do piso
  • Quebra de vidros (provocado por ação exterior)
  • Elementos de óculo aquecido (por estragos)
  • Velas de ignição
  • Tubos dos gases de escape e silenciadores
  • Pilhas para comandos à distância e alarmes
  • Fusíveis
  • Lâmpadas de faróis excluindo lâmpadas de faróis Xénon
  • Molas de gás para porta traseira e capô
  • Amortecedores dianteiros e traseiros



Outras exclusões


Constituem causas de cessação antecipada da presente garantia, a ocorrência de uma das seguintes situações:
 

 1.    O não cumprimento oportuno, de acordo com as especificações do fabricante, do Plano de Manutenção Recomendado pela Opel (Inspeções segundo o plano de Assistência Opel no Manual de Serviço), considerando-se oportuna a realização da operação de manutenção até um mês ou 1500 Kms depois da respetiva indicação, conforme o que ocorrer primeiro. A falta da devida documentação do cumprimento das operações do Plano de Manutenção Recomendado referido na alínea anterior;
 

 2.    A montagem de peças ou componentes no veículo que possam potencialmente afetar o funcionamento de outras peças ou componentes, não aprovadas tecnicamente pela Opel;
 

 3.    Modificações e Transformações operadas no veículo sem aprovação técnica da Opel;
 

 4.    Se o veículo, sem aprovação anterior da Opel, tiver sido atestado com combustível de especificação incorreta, incluindo o denominado biodiesel, e os danos afetarem os componentes do veículo cujo funcionamento possa ser potencialmente afetado adversamente por enchimento com combustível de especificação incorreta;
 

 5.    Se o veículo, sem aprovação anterior da Opel tiver utilizado fluidos de funcionamento de especificação incorreta, i.e. óleo de motor, e os danos afetarem componentes cujo funcionamento possa ser potencialmente afetado adversamente por utilização de fluidos de funcionamento com especificação incorreta;
 

 6.    Utilização do veículo em provas de competição, corridas, ralis, tentativas de recordes, ou quaisquer eventos ou atividades desportivas semelhantes, ou utilizado em todo-o-terreno exceto se devidamente autorizado pela Opel;
 

 7.  Acidente, colisão ou qualquer outra força ou ação exterior ao funcionamento do veículo quanto aos componentes direta ou indiretamente afetados e, no caso de perda total, quanto à totalidade do veículo;
 

 8.    Se o número de identificação do veículo tiver sido alterado ou retirado;
 

 9.    Para componentes sujeitos a vedação, se os vedantes estiverem partidos;
 

10.  Para avaria ou danos nas peças (quer sob garantia ou não) provocado por gelo, água, bloqueios de líquidos gelados, acumulação de contaminantes, lamas ou sedimentos ou outros lixos que tenham impedido as peças de funcionarem normalmente;
 

11.  Falsificação, desligamento ou qualquer outra forma de corrupção do conta-quilómetros do veículo;
 

12.  Se o veículo tiver sido sobre solicitado ou tratado inadequadamente.



Esta garantia também não se aplica se a causa original da avaria tiver origem numa das seguintes circunstâncias:
 

    1. Não cumprimento das especificações Opel nos cuidados e tratamento do veículo pelo utilizador (i.e. Manual do Proprietário), como por exemplo a omissão de implementação da ação adequada no caso de iluminação de luzes de aviso;
 

    2. O veículo tiver sido tratado incorreta ou desadequadamente ou tiver sido forçado;
 

   3. Influências mecânicas ou químicas externas tiverem afetado o automóvel (no caso de danos na pintura ou carroçaria, especialmente marcas de pedras, película de ferrugem, emissões industriais, dejetos de pássaros); ou
 

   4. O proprietário do veículo não tenha apresentado reclamação e reparado uma avaria do veículo nos prazos referidos em 1.3.
 

Qualquer reclamação no âmbito da presente Garantia poderá ser exercida, alternativamente, junto de um Reparador Autorizado Opel ou junto da GENERAL MOTORS PORTUGAL, LDA, através do número 808 200 700 (custo de chamada local).
 

As garantias relativas aos pneus deverão ser preferencialmente exercidas junto do respetivo fabricante.


Despesas colaterais ou indiretas tais como, alojamento, refeições, aluguer de automóvel e perda de bens pessoais ou de rendimentos profissionais, não estão abrangidas pela presente garantia de produto.

 

Garantia contra perfuração por ferrugem
 

A Opel garante que não ocorrerá qualquer perfuração por ferrugem na carroçaria (corrosão de dentro para fora, perfuração), resultante de materiais ou mão-de-obra defeituosos, desde que o veículo tenha sido alvo de utilização normal e razoável.
 

A garantia é válida por um período de 12 (doze) anos (Movano 6 (seis) anos) a partir da entrega pelo Distribuidor Opel do veículo ao cliente final.
 

A garantia está associada ao veículo e, no decurso do respetivo prazo, transmite-se juntamente com a propriedade do veículo, sem necessidade de informação antecipada à Opel ou à GENERAL MOTORS PORTUGAL, LDA. O manual de assistência e garantia também deverá ser entregue ao proprietário seguinte para que este possa beneficiar da garantia contra perfuração por ferrugem.
 

A garantia contra perfuração por ferrugem consubstancia-se na reparação gratuita da camada de proteção anti corrosão até à chapa do chassis do veículo por um Reparador Autorizado Opel, de modo a que este passe a estar no estado correspondente ao do respetivo desgaste normal, atendendo à idade, quilometragem e estado de manutenção na altura da reparação.
 

São aplicáveis à garantia contra perfuração por ferrugem todas as condições constantes dos capítulos anteriores da presente garantia.
 

A manutenção desta garantia depende da realização das Inspeções Anuais de Proteção Anti Corrosão, especificadas neste Manual de Assistência e Garantia, devendo ser documentados no mesmo os registos correspondentes a cada inspeção.
 

A retificação da carroçaria e pintura por danos por colisão tem de ser efetuada de acordo com as instruções de trabalho da Opel. Para os trabalhos de soldadura em veículos Opel, as instruções de trabalho da Opel, têm de ser cumpridas para garantir a segurança do veículo depois da reparação, mantendo os requisitos de proteção anti corrosão definidos pela Opel.


Cobertura Geográfica
 

As Garantias Opel são válidas para reparações efetuadas por um Reparador Autorizado Opel na:

v      União Europeia,

v      Noruega,

v      Suíça,

v      Liechtenstein,

v      Islândia,

v      Croácia,

v      Sérvia,

v      Montenegro,

v      Bósnia-Herzegovina,

v      Albânia,

v      ARY Macedónia,

v      Kosovo,

v      Turquia,

v      Ucrânia,

v      Rússia,

v      Moldávia,

v      Bielorrússia e

v      Geórgia.
 

No Reino Unido, os Reparadores Autorizados Vauxhall cobrirão as reparações sob garantia segundo os termos desta garantia para o veículo.

Ir para o topo